Habilidades Relacionadas à Contratos:
Realização de Inventário de Contratos
- O Inventário de Contratos trata-se de um controle onde a todas informações essênciais a cada contrato encontram-se dispostas de maneira a pronto atender pedidos de informações advindos de clientes internos ou externos sobre cada contrato.
- A análise de cada contrato se dá nos aspectos jurídico, econômico e operacional.
Gestão de Contratos
- Realização de gestão contratual em todas as fase do contrato (iniciação, execução e término).
- Através da gestão contratual é possível garantir uma operação segura, com redução drástica de riscos e gerenciamento constante, evitando desta forma problemas futuros advindos de cada contrato.
- Utilização das metodologias, CLM, PgMS, PMP e ou ainda a criação de metodologia on demand para atender as necessidades específicas de cada contrato.
- Criação de Departamentos de Gerenciamento de Contratos
Elaboração de Política de Contratos
- Desenvolvimento de políticas que regulamentem o processo de criação e inicio dos contratos.
- Desenvolvimento de politicas de gestão de contratos tanto para as relações Empresa-Cliente quanto Fornecedor-Empresa.
Análise de Contratos
- Elaboração de pareceres.
- Análise jurídica do contrato.
- Análise de riscos.
- Análise de entregáveis (deliverables).
Disponibilidade de Auditoria
- Através dos métodos de gestão contratual, os contratos estão permanentemente prontos para auditorias internas e externas e sempre em compliance com as diretrizes da empresa e a legislação aplicável.
- Adequação a legislação Sarbanes-Oxley.
Gerenciamento Estratégico
- Alinhamento das diretrizes da empresa com a condução dos contratos.
- Desenvolvimento de metas de performance e KPIs (Key Performance Indicators) para aferir se a capacidade de utilização de cada contrato está sendo de fato empregada.
- Criação de métricas para gestão contratual.
- Desenvolvimento de Scorecards.
Interface e Negociação
- Atuação como interface entre os clientes internos (requisitor, departamento de compras, financeiro, etc) e o cliente externo.
- Participação nas reuniões de negociação.
- Uso de técnicas de negociação, para condução e suporte do time negociador.
Elaboração de Contratos
- Elaboração de contratos utilizando sempre das melhores práticas jurídicas e comerciais de forma a mitigar os riscos envolvidos na operação ou ainda desenvolver controles secundários que reduza a exposição à estes riscos.
- Elaboração de minutas de reuniões, memorandos de entendimentos e outros documentos pré-contratuais que possam ser requeridos devidoa grandeza ou complexidade da operação.
Gerência de Projetos
- Utilização da metodologia PMP do Project Management Institute